PRESIDENTE DO SIMVAG PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA, EM VÁRZEA GRANDE

O Evento reuniu servidores públicos, profissionais do setor privado e representantes sindicais para debater políticas, novas formas de trabalho e o papel da participação popular na promoção da saúde

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Grande (SIMVAG), Carlino Neto, participou nesta terça-feira (26) da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada no campus da UNICEIB, em Várzea Grande.

Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento reuniu trabalhadores de diferentes categorias, incluindo servidores públicos, profissionais da iniciativa privada e representantes sindicais para discutir os desafios atuais e propor caminhos para a efetivação da saúde como direito fundamental da classe trabalhadora.

A conferência abordou os seguintes pontos: a Política Nacional de Saúde do trabalhador e da trabalhadora, abordando diretrizes e instrumentos que orientam a saúde no ambiente de trabalho; as novas relações de trabalho e saúde do trabalhador e da trabalhadora, as novas formas de trabalho e seus impactos na saúde, o adoecimento mental, doenças osteomusculares e a exposição a riscos ocupacionais, bem como, a participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social.

Durante sua participação, Carlino Neto ressaltou a importância do evento como espaço de debate, articulação e fortalecimento da luta coletiva em defesa dos direitos dos trabalhadores em geral.

“Estamos vivendo um momento em que o modelo de trabalho tem mudado rapidamente e isso tem impacto profundo na saúde física e mental dos servidores. O papel do sindicato é estar presente nesses debates, lutando por políticas públicas que garantam segurança, prevenção e atendimento adequado à saúde do servidor público”, afirmou Carlino Neto.

A Conferência marca um passo importante na consolidação de políticas mais inclusivas e eficazes para a saúde do trabalhador, além de reforçar o papel estratégico das entidades sindicais na formulação e defesa de direitos trabalhistas.

Na oportunidade foram eleitos conselheiros que irão representar o Município na conferência estadual, prevista para ocorrer durante o mês de abril próximo.

Rolar para cima