Presidente do Simvag participa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES)

A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Grande (Simvag), Maria Rosaine, marcou presença na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), realizada em Brasília-DF. Representando o município de Várzea Grande e o Estado de Mato Grosso como Delegada, Maria Rosaine esteve presente nos debates que definiram importantes diretrizes para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento tem como objetivo mobilizar todas as regiões de saúde do Brasil, com foco na educação permanente das equipes de saúde, visando o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além de revisar os processos de formação dos profissionais da saúde. Como parte de sua organização, conferências municipais e estaduais foram realizadas no primeiro semestre deste ano como etapas preparatórias para o encontro nacional.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o Sistema Único de Saúde (SUS) acontecer”, a conferência abordou três eixos estratégicos: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Para Maria Rosaine, o encontro foi uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências, contribuindo para fortalecer as iniciativas do Simvag e apoiar a implementação das diretrizes discutidas no evento em nível nacional. “Participar deste encontro é essencial para compreendermos os avanços necessários no trabalho e na educação na saúde, além de nos inspirarmos com iniciativas de outras regiões. Nosso compromisso é levar tudo o que absorvemos aqui para nossa Várzea Grande e também compartilhar as decisões aprovadas na conferência, que impactarão diretamente o SUS em nível nacional,” destacou a presidente do Simvag.

A presença de lideranças sindicais como Maria Rosaine demonstra o compromisso com o aprimoramento das políticas públicas e a valorização dos profissionais que tornam o SUS uma realidade para milhões de brasileiros.

Rolar para cima